As interações entre homens e mulheres nem sempre são calmas ou fáceis, poderá dizer qualquer um de nós usando um pouco de senso comum. Mas um estudo holandês demonstrou que o simples fato de um homem saber que poderá vir a interagir com uma mulher lhe compromete a capacidade de raciocínio.
Já em 2009, uma investigação demonstrou que o homem tem um declínio cognitivo depois de interagir com uma mulher atraente, mas um novo estudo publicado na revista "Scientific American" revela que esse declínio existe mesmo que não haja realmente uma interação. Basta que o homem pense que está a ser observado por uma mulher ou pense que vai ter uma interação com alguém do sexo oposto.
Interação com mulheres diminui performance masculina
Sem uma explicação para o facto, Sanne Naut, líder da investigação, acredita que tal se deve ao fato de o homem assumir que qualquer mulher poderá ser sua parceira sexual. Assim, no momento em que que é confrontado com a possibilidade de uma interação com alguém do sexo feminino, o homem desvia a atenção para essa possibilidade.
A equipa de investigação chegou a esta conclusão depois de pedir a vários homens e mulheres que completassem o teste Stroop, revela o jornal brasileiro "Globo". O teste consiste na leitura do nome de várias cores escritos num tom diferente daquele que tem de ser dito. Por exemplo, ler a palavra "verde" escrita a vermelho.
Depois da primeira leitura, foi pedido aos elementos do grupo que lessem um grupo de palavras para uma webcam que estaria a transmitir a imagem para outra pessoa. O nome e sexo da pessoa que supostamente estaria a observar a leitura foi escolhido de forma aleatória. Depois deste exercício, os elementos do grupo repetiram o teste Stroop e apenas os homens que julgaram ter sido observados por mulheres tiveram um declínio na performance.
Num segundo estudo, foi levado a cabo o mesmo procedimento apenas com uma alteração. Desta feita, foi dito ao grupo que teriam de ler algumas palavras para a webcam depois do teste Stroop, mas o exercício não foi feito. Os investigadores pediram de imediato ao grupo que voltasse a fazer o teste e apenas os homens que julgaram que iriam observados por mulheres tiveram uma quebra de rendimento cognitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário